Novos caminhões economizam combustível e esbanjam tecnologia
Entre 14 e 18 de outubro, o São Paulo Expo foi palco da 22ª Fenatran, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. O clima no evento, que trouxe os principais CEOs mundiais das indústrias fabricantes de caminhões, era de otimismo.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor deve fechar o ano com um crescimento de 35% e ultrapassar a marca de 100 mil unidades vendidas, número que não é alcançado desde 2014. Confira abaixo as principais novidades.
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Câmara no lugar do retrovisor
Líder de vendas no Brasil, a Mercedes-Benz lançou o Novo Actros. A novidade na categoria de extrapesado é o caminhão mais potente da marca no País e vem com motor OM 471 de 530 cavalos. “O Actros atual já é nosso carro-chefe em soja e milho, e agora entregamos esse com o sistema de segurança ABA 5, que, por meio de câmera e radar, enxerga alvos móveis, pedestres e até coisas estáticas e evita colisão traseira”, diz Roberto Leoncine, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz. O modelo também é o primeiro caminhão da América Latina sem retrovisor externo.
Movido a gás e mais econômico
A Scania apresentou a linha de caminhões extrapesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Liquefeito (GNL) e/ou biometano. A empresa fez testes com clientes e constatou uma redução de 15% no custo do quilômetro rodado em relação aos modelos a diesel.
Para encarar qualquer terreno
Na categoria de caminhões leves, a Volkswagen lançou o Delivery 11.180 4×4, que vem com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. Com transmissão automatizada e motor de 175 cavalos de potência, o veículo permite ângulos superiores a 30°, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4×2. Além disso, traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral.
Refrigeração contra o desperdício
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 10% das 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas anualmente no Brasil se devem ao transporte. Para evitar isso, a Thermo King, empresa especializada em controle de temperatura para o transporte, apresentou equipamentos para refrigeração de carrocerias. A novidade foi o modelo E200 no conceito “plug & play”, , para pequenos caminhões e furgões.
Por Lívia Andrade