Análise das cinco pick-ups mais vendidas
18 de dezembro de 2017
•
6 mins. de leitura
O Caderno Agro avaliou as cinco pick-ups mais vendidas do ano e traz os diferenciais nas categorias compacta, intermediária e média Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a novembro o segmento de pick-ups representou 13% do mercado brasileiro. Na liderança está a Fiat, com a briga interna entre Strada […]
O Caderno Agro avaliou as cinco pick-ups mais vendidas do ano e traz os diferenciais nas categorias compacta, intermediária e média
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a novembro o segmento de pick-ups representou 13% do mercado brasileiro. Na liderança está a Fiat, com a briga interna entre Strada e Toro. No segmento acima, Hilux e S10, detendo 67% de market share. E a disputa deve ficar mais acirrada. A Mercedes-Benz anunciou que irá lançar a Classe X, sua versão de pick-up que deve chegar às fazendas brasileiras em meados de 2019. A seguir, detalhes de cada uma das categorias. FIAT STRADA HARD WORKING CABINE DUPLA X VW SAVEIRO CROSS CABINE ESTENDIDA A Fiat Strada vem com o motor 1.4 EVO flex de 85/88 cv (gasolina/etanol), torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm (G/E) a 3.500 rpm e câmbio de 5 marchas. Em termos de desempenho, falta um pouco de força. O câmbio tem engates longos e pouco precisos, e as retomadas são lentas. É um veículo robusto com eixo rígido na traseira e feixe de molas, que auxilia no transporte de cargas. A traseira tende a sair em curvasmais fechadas. Conta com dois airbags, freio a disco na dianteira e freio a tambor na traseira com ABS e EBD (controle de distribuição de frenagem). A versão testada estava equipada com direção hidráulica, vidros elétricos, sensor de estacionamento traseiro, chave com alarme e trava das portas. Falha ao não oferecer trava automática da caçamba. O consumo com gasolina ficou em 9,5 km/l na cidade e 12 km/l na rodovia. A Fiat oferece três versões: Working, Hard Working e Adventure, com preços que variam de 47.990 a 76.690 reais. Já a Saveiro vem equipada com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e gráfico de aproximação na tela do multimídia. Tem o diferencial de travar a caçamba ao trancar o carro e sistemas de auxílio aos motoristas. O ESC, controle de estabilidade, ajuda o carro a não derrapar em situações de terrenos escorregadios. O ABS off-road, por sua vez, permite ao carro escorregar um pouco, o que ajuda na frenagem em estradas de terra. Ela também vem com o auxiliar de descida e assistente de partida, que seguram o carro por três segundos em inclinação sem necessidade de puxar o freio. Além disso, tem dois airbags e freio a disco nas quatro rodas. Na versão Cross, vem com o novo motor 1.6 de 110 cv e torque de 15,8 kgfm/16,8 kgfm (G/E) a 4.000 rpm e câmbio de 5 marchas. O câmbio é preciso, tendo engates rápidos e elásticos. Tanto no asfalto como na terra, a suspensão lembra a de um automóvel em termos de conforto. A Saveiro é ofertada em três versões: Robust, Pepper e Cross. Os preços variam de 48.390 a 78.990 reais.![](http://especiais.estadao.com.br/canal-agro/wp-content/uploads/2018/07/DEZEMBRO_pickups3-1.jpg)
![](http://especiais.estadao.com.br/canal-agro/wp-content/uploads/2018/07/DEZEMBRO_pickups4.jpg)
![](http://especiais.estadao.com.br/canal-agro/wp-content/uploads/2018/07/DEZEMBRO_pickups5.jpg)
![](http://especiais.estadao.com.br/canal-agro/wp-content/uploads/2018/07/DEZEMBRO_pickups2.jpg)