Conheça o evento

Aplicativos promovem acessibilidade do agronegócio à tecnologia

Aplicativos gratuitos e que podem ser utilizados no celular facilitam a introdução da tecnologia em pequenas propriedades

Aplicativos promovem acessibilidade do agronegócio à tecnologia
10/08/2020 • 3 min. de leitura

Quer impulsionar seus negócios? Se inscreva no Summit Agronegócio, evento que reúne os maiores especialistas em agro do País.

***

Quando se fala em uso das mais avançadas tecnologias no campo, em geral são imaginados grandes robôs cuidando automaticamente da lavoura enquanto drones voam inspecionando o trabalho. Essa cena pode até um dia se tornar realidade, mas, por enquanto, ainda está longe do dia a dia dos produtores brasileiros.

Isso não significa que tecnologias de ponta não estão presentes nas propriedades rurais. O detalhe é que o principal aparato tecnológico necessário para acessá-las é comum e cotidiano: o smartphone. Uma série de soluções estão disponíveis – muitas delas, gratuitamente – para ajudar o agropecuarista a extrair os melhores resultados de sua produção e começar a modernização de sua fazenda.

Identificação de pragas

ferramentas tecnológicas em plantação
Aplicativos permitem a identificação de pragas e ervas daninhas. (Fonte: Shutterstock)

Um app no celular serve para identificar pragas por meio da comparação com imagens de um banco de dados. O Adama Alvo pode ser usado para tratar doenças nas principais lavouras brasileiras, como soja, trigo, milho, algodão, café e cana-de-açúcar. Os usuários têm acesso a informações como ciclo de vida da planta, potencial de danos e produtos indicados para o combate das pragas e doenças.

Pecuária de corte

O aplicativo Jetbov ajuda a organizar dados sobre o rebanho, para diminuir o tempo gasto com manejo. Mesmo sem acesso à internet, o pecuarista pode anotar os dados, pois depois, quando estiver conectado, o sistema faz a sincronização. O app pode estimar o peso do animal usando as dimensões medidas com fita métrica. Outra vantagem é que a solução faz leitura de brincos eletrônicos no gado.

Custo fácil

App Custo Fácil permite a gestão de produção de frangos e suínos. (Fonte: Embrapa/Reprodução)aplicativo custo fácil
App Custo Fácil permite a gestão de produção de frangos e suínos. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

O aplicativo Custo Fácil permite que proprietários façam a gestão de granjas de aves e suínos pelo celular. Por meio da solução, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é possível estimar os custos de produção, rentabilidade e geração de caixa em sistemas de criação de frangos e porcos.

A ferramenta também permite verificar o desempenho da produção, ter acesso à estimativa de investimentos e à capacidade de geração de juros de capital do negócio. Além disso, condições e prestações de financiamentos rurais podem ser simulados.

Contratação de frete

O aplicativo TMOV tem 180 mil de caminhoneiros cadastrados em 14 estados do Brasil, em tempo real, disponíveis para transportar cargas. Da contratação à entrega, todo o relacionamento com os motoristas é feito de forma digital, reduzindo custos e agilizando processos.

Em 2019, o app movimentou mais de 360 mil carregamentos. O setor agro responde por 90% da base de clientes atendidos pelo app, como Cargill, Coamo e Coopersucar. A empresa responsável pela ferramenta espera chegar a 480 mil viagens em 2020.

Crédito ao agronegócio

A tecnologia também facilita a obtenção de crédito pelo agricultor. A fintech TerraMagna abre o caminho do mercado de capitais para as propriedades rurais. A empresa negocia diretamente com investidores do mercado as Cédulas de Produto Rural (CPR), emitidas pelos produtores para comprar insumos a prazo.

Para tornar isso possível, a fintech realiza análise e monitoramento das lavouras à distância, diminuindo a inadimplência e, consequentemente, os custos de crédito para os agricultores.

Quer ficar por dentro das novidades tecnológicas no agronegócio? O Summit Agronegócio reúne especialistas e autoridades para discutir os temas mais relevantes do setor, como drones, GPS, uso de softwares e tecnologias para sustentabilidade. Faça parte da evolução do agro e participe do evento mais completo do setor. Para saber mais, é só clicar aqui!

Fonte: App Custo Fácil, Summit Agro, Agrishow, Sotran, Adama e Jetbov.