Ícone do site Canal Agro Estadão

Compras de soja brasileira pela China sobem 10,2% em abril

Movimento ocorre em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos e devido à sazonalidade do calendário agrícola

Redação Agro Estadão – editada por Mariana Collini em 09/05/2025

A China aumentou em 10,2% as importações de soja brasileira em abril deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2024. O movimento ocorre em meio ao aumento da tensão tarifária com os Estados Unidos e diante do calendário agrícola típico das safras do Brasil e norte-americana. 

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgados nesta quarta-feira, 7, e compilados pela Datagro Consultoria, o país asiático importou 10,8 milhões de toneladas de soja brasileira no mês passado, frente às 9,8 milhões de toneladas registradas em abril do ano anterior.

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025, as compras da China somaram 27,7 milhões de toneladas — volume 8% superior ao importado no mesmo período de 2024 (25,7 milhões de toneladas). Em março, a alta foi ainda mais expressiva: 20%, com 11,1 milhões de toneladas adquiridas, ante 9 milhões no ano anterior.

Segundo a Datagro, a tendência é de que as compras sigam firmes em maio, impulsionadas pela sazonalidade do calendário agrícola brasileiro, quando a colheita da soja ocorre no primeiro semestre. “Esse cenário logístico e sazonal contribui para facilitar compras expressivas por parte da China e outros importadores, reforçando a atratividade da soja brasileira no curto prazo”, destacou a consultoria em relatório.

https://agro.estadao.com.br/economia/china-amplia-em-102-compras-de-soja-do-brasil-em-abril

Foto: Adobe Stock

Sair da versão mobile