Brasil vai liberar a importação de maçã e pêra da Argentina

8 de março de 2019 2 mins. de leitura
O acordo firmado com o país vizinho dá aval para a entrada das duas frutas e também marmelo fresco; importações estavam suspensas desde 2015

O Brasil firmou acordo com a Argentina e vai retomar as importações de pêras e maçãs do país vizinho, informou hoje a Secretaria de Governo da Agroindústria da Argentina, em nota. O acordo será oficializado a partir da publicação no Diário Oficial da União, acrescentou a secretaria argentina.

Desde março de 2015 as importações de maçãs, pêras e também marmelo frescos da Argentina estavam suspensas pelo Brasil, em virtude da presença da praga Cydia pomonella, conhecida como traça-da-maçã, em carregamentos provenientes daquele país. A C. pomonella, que pode causar sérios prejuízos à fruticultura, foi erradicada no Brasil em 2014, e a suspensão visava à proteção dos pomares brasileiros.

A secretaria argentina informou que, para liberar o comércio, foram feitas reuniões, no Brasil, entre autoridades do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e do Serviço de Proteção de Plantas e do Certificação Fitossanitária da Argentina com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro. “Nas reuniões, se concordou em levantar a suspensão das exportações de pêras e maçãs argentinas para o Brasil”, diz a nota. Confira a íntegra da matéria de Tânia Rabello para o Broadcast | Agro.

Gostou? Compartilhe!