Tecnologia digital apoia 84% das atividades agropecuárias

28 de julho de 2021 2 mins. de leitura
Levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária confirma que o produtor brasileiro está cada vez mais conectado.

Levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), anterior ao do Imea, confirma que o produtor brasileiro está cada vez mais conectado. Conforme a pesquisa, 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção. Mais de 500 agricultores participaram do estudo, realizado pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Embrapa Instrumentação, Sebrae Nacional e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os resultados mostram que a facilidade de comunicação e de acesso à informação, proporcionada pela internet, é a porta de entrada hoje para introduzir o agricultor nessas novas tecnologias. Aplicações mais especializadas, capazes de ampliar o acesso a mercados, reduzir custos ou ainda agregar valor à produção, já estão no radar dos produtores rurais, com potencial de expansão. 

“Os produtores estão cada vez mais conectados e tecnológicos. A tendência é crescer cada vez mais. E o objetivo da pesquisa foi justamente entender como é o acesso do produtor rural às tecnologias, quais ele utiliza e a expectativa para o futuro”, explica o pesquisador Edson Bolfe, da Embrapa Informática Agropecuária, lembrando que o agricultor tem um grande desafio: produzir mais com menos: “Mais alimento com menos insumos, menos recursos naturais, área de produção, impactos ambientais. E aí entram as tecnologias digitais”.

De acordo com o pesquisador, 96% dos produtores disseram que gostariam de iniciar ou aprofundar as tecnologias digitais em seu processo produtivo. “Percebemos que 70% utilizam a internet para atividades gerais, para consultar a previsão do tempo, para a gestão administrativa. Mas o grande desafio é a conexão. Só 30% têm acesso amplo à internet e, destes, 30% conseguem via cooperativa”, destaca Bolfe.

Este conteúdo foi útil para você?

152830cookie-checkTecnologia digital apoia 84% das atividades agropecuárias

Canal Agro