Tecnologia da Amarok V6 proporciona mais segurança no campo

18 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
Picape da Volkswagen conta com sistemas de aceleração, frenagem e estabilidade que facilitam as manobras e evitam acidentes mesmo em trechos off-road

As novas tecnologias voltadas para segurança nos veículos evitaram 40% dos acidentes, reduziram em 37% o número de feridos e salvaram 29% de vidas, segundo estudo da Fundação para a Segurança no Trânsito dos EUA. Esses dados incluem tanto motoristas urbanos quando os de áreas rurais, que enfrentam frequentemente lama, pedregulhos e poeira, além de inclinações em trechos inóspitos.

Para encarar a rotina pesada e cheia de desafios, a picape Amarok V6 é equipada com sistemas e dispositivos que facilitam as acelerações e frenagens em diferentes condições de piso. Um deles é o sistema de tração 4Motion, que propicia uma distribuição de força controlada eletronicamente, não exigindo a mudança manual de 4×2 para 4×4. O eixo que tiver contato mais firme com o solo recebe uma carga maior de força.

Há também muita tecnologia envolvida na hora de frear a picape com segurança. “O sistema ABS com função off-road da Amarok é uma exclusividade entre as picapes médias”, diz Mauro Balchiumas, especialista de produtos da Volkswagen. Ele explica que, quando o motorista pisa forte no freio, o sistema entra em ação e provoca pequenos travamentos. Isso forma acúmulo de material (terra, areia, pedra) na frente do pneu e permite que o veículo pare na menor distância possível.

Amarok V6
O sistema de frenagem da Amarok V6 permite que o veículo pare na menor distância possível

Com freios a disco nas quatro rodas, a picape conta ainda com um sistema inteligente de frenagem pós-colisão. “Em caso de uma batida forte e com o disparo dos airbags, o sistema detecta a situação de emergência e aciona imediatamente os freios do veículo”, afirma Balchiumas. Por falar em airbags, além dos dianteiros, a Amarok tem esse equipamento protegendo as laterais e a cabeça de motorista e passageiro.

Piso molhado

Para aumentar a eficácia das frenagens, a picape é equipada com o sistema RBS. Ao detectar condição de chuva, ele entra em ação para manter secos pastilhas e discos de freio. “E não é necessária nenhuma ação do motorista. Quando o limpador de para-brisa começa a funcionar, o RBS já inicia seu trabalho”, diz o especialista de produto.

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Componente muito útil para quem trafega por propriedades em que é comum a presença animais, o sistema ESC mantém a estabilidade da picape mesmo em caso de manobras bruscas. Um dos parâmetros para definir a destreza de um veículo nessas condições é o chamado teste do alce. Nele, o carro tem de desviar de um objeto a 60 km/h e retomar a trajetória logo em seguida. A Amarok passou no teste a 100 km/h e manteve as quatro rodas no chão.

Para que todos esses componentes de segurança funcionem adequadamente, os pneus devem estar corretamente calibrados. Para que o produtor se certifique disso, o painel da picape indica quando uma nova calibragem é necessária.

Este conteúdo é patrocinado por Volkswagen.

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