Ministério da Agricultura firma parceria para levar mais conectividade ao agro

16 de agosto de 2019 2 mins. de leitura
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram a Câmara do Agro 4.0, uma iniciativa para ampliar a internet nas zonas rurais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram ontem a Câmara do Agro 4.0. A iniciativa vai ampliar a conectividade no campo e estabelecer ações para que o Brasil seja um exportador de soluções de internet das coisas com aplicação no agronegócio, explicou a Agricultura, em nota.

Segundo a pasta, a Câmara vai trabalhar para levar conectividade às propriedades rurais, com atenção especial para as das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Nordeste, por exemplo, o governo pretende investir cerca de R$ 83 milhões para levar conectividade ao ambiente rural.

Já no Norte, o valor chega a R$ 35 milhões, segundo o MCTIC. “Além disso, vamos estimular a Internet das Coisas, para ser aplicada dentro das propriedades em diversas modalidades, desde coletando dados para a melhoria do solo até à aplicação de defensivos de uma forma muito precisa”, disse o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, na nota.

Estrutura

Na primeira reunião da Câmara Agro 4.0, será elaborado um cronograma de trabalho em conjunto com todos os integrantes, com a finalidade de criar estratégias para atender as metas.

A Câmara será composta por uma secretaria executiva com um representante do Mapa e um do MCTIC e um Conselho Superior com representantes do governo, setor empresarial e academia, definidos pela secretaria executiva. Também haverá grupos de trabalho com temas a serem definidos pelo Conselho Superior.

O início das discussões está previsto para agosto de 2019 e conclusão em agosto de 2022.

Fonte: Ministério da Agricultura

Gostou? Compartilhe!