Ferrovia no MT reduziria custo do transporte de grãos está orçada em R$ 12,7 bi; valor é considerado ‘troco’ pelo produtor Eraí Maggi
A Ferrovia ligará Sinop (MT) a porto fluvial no Rio Tapajós, e está orçada em R$ 12,7 bilhões. “É um troco perto dos benefícios”, diz o empresário Eraí Maggi, à frente do negócio. A linha deve baixar o custo do transporte da soja de R$ 300 por tonelada para R$ 110.
Apontado como o maior produtor de soja do mundo, o empresário Eraí Maggi está agora empenhado em um novo projeto: unir os produtores de seu Estado para constituir um fundo, com contribuições medidas em sacas de soja e milho, para construir uma ferrovia. Trata-se da Ferrogrão, que ligará Sinop, no norte do Mato Grosso, até o porto fluvial de Miritituba (PA), no rio Tapajós. A obra está orçada em R$ 12,7 bilhões. “Torna-se troco, perto dos benefícios que vai trazer ao produtor”, afirmou ele ao ‘Estado’.
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FERROVIA
Extensão: 1.142 km
Concessão: Lucas do Rio Verde (MT) a Miritituba (PA), mais dois ramais: um para Rurópolis (PA), com 32 km, e o ramal de Itapacurá (PA), com 11 km.
Demanda: 28 milhões de toneladas no primeiro ano e 42 milhões até 2050.
Carga: soja, farelo de soja, milho, óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol, derivados de petróleo .
Impacto estimado no custo de transporte: Cai de R$ 300,00 por tonelada para R$ 110,00 por tonelada.
Fontes: EDLP e CNI
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912700cookie-checkProdutores se unem para fazer a ‘Ferrogrão’no