Campanhas são premiadas na XVIII Mostra de Comunicação Agro
No ano em que comemora 40 anos de trajetória, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizou a XVIII Mostra de Comunicação Agro, evento que reconhece o investimento no fomento, marketing e comunicação para o setor agropecuário nacional. A edição 2019, que contou com uma cerimônia em São Paulo, teve mais de 150 campanhas inscritas e condecorou os melhores cases em dez categorias e quatro grandes destaques do ano.
“A Mostra de Comunicação Agro é a mais completa premiação do agronegócio brasileiro a evidenciar exemplos do excelente trabalho de comunicação do agro, que trazem à tona o lado pujante do setor produtivo, que representa 23% do PIB nacional”, ressalta Jorge Espanha, presidente da ABMRA.
Por critério matemático, a “Agência do Ano” foi a Santa Clara, vencedora em várias modalidades, entre elas ouro na “Campanha Integrada” com a música “Legado”, feita a pedido da Basf, também condecorada como a “Anunciante do Ano”.
Segundo Fernando Campos, diretor de criação e sócio da agência Santa Clara, a campanha com o mote ‘Juntos pelo seu Legado’ teve como objetivo reposicionar a marca no mercado, ao valorizar o relacionamento próximo da empresa com o agricultor no seu trabalho diário no campo.
‘Juntos pelo seu Legado’
“A música faz um paralelo entre o ciclo de vida de uma plantação e a vida de uma pessoa, e mostra que o conhecimento profundo que a Basf tem do campo é reflexo da admiração e respeito que a empresa possui pelas pessoas que trabalham aquela terra”, explica.
Interpretada pelo músico Renato Teixeira – compositor de clássicos, como a música “Romaria”, imortalizada na voz de Elis Regina – e pela cantora sertaneja Lucyana Villar, a canção já alcançou cerca de 1 milhão de visualizações no YouTube e inspirou outras postagens e comunicações da Basf. “Precisávamos apresentar o novo posicionamento de um jeito claro e encantador.
A música fala com a memória afetiva de todo mundo e tem o poder de carregar a mensagem de um jeito envolvente”, diz Campos. Para Luciano Vignoli, diretor-presidente da agência e21, a comunicação para o campo é sempre instigante. “As campanhas precisam ser multifacetadas, porque há abordagens distintas na mesma cultura em diferentes lugares do Brasil. Achar o tom certo é sempre um desafio”, diz o publicitário.
Entre as premiações, a e21 foi prata na categoria “Campanha Integrada”, com a campanha “Pulsa forte no campo”, feita para a Massey Ferguson, marca de máquinas agrícolas do grupo AGCO. A peça traz um motor de máquina no formato do coração humano com a seguinte afirmação: “No campo, meu coração bate no ritmo do motor”.
Lista completa dos vencedores
CATEGORIA | TÍTULO | AGÊNCIA | ANUNCIANTE | PRÊMIO |
Campanha Integrada | Legado | Santa Clara | BASF | Ouro |
Pulsa Forte no Campo | e21 | Massey Ferguson | Prata | |
Lançamento Proclaim | Desafio | Syngenta | Bronze | |
Áudio | Legado | Santa Clara | BASF | Ouro |
Simplifique com Brevant | House Cricket | Brevant | Prata | |
Dectomax + Bruna Viola | Make ID | Zoetis | Prata | |
Seleção Yara | DZ Estúdio | Yara | Bronze | |
Out-of-Home | Virtual Experience Case | CNH Industrial | Ouro | |
Land Rover com o Canal Rural | Canal Rural | Prata | ||
Não Compre Gato por Lebre | Publique | Senepol | Bronze | |
Meio Impresso | Folder Ampligo | Desafio | Syngenta | Ouro |
Soldadinhos | e21 | BASF | Prata | |
Cydectin – O Endectocida que não perdoa | Make ID | Zoetis | Bronze | |
TV & Video | AGRO – A Indústria-riqueza do País | Globo Comunicação | Rede Globo | Ouro |
Legado | Santa Clara | BASF | Prata | |
Ford Ranger – Espelhos | J. Walter Thompson | Ford | Bronze | |
Pronúncia | e21 | Husqvarna | Bronze | |
Projetos Digitais | Plataforma “Monitoramento de Alvos” | Pixit | Syngenta | Ouro |
Plataforma FazzBuzz | Pixit | Syngenta | Prata | |
Portal Syngenta | Pixit | Syngenta | Bronze | |
Projetos de Conteúdo | Além do Alimento | Canal Rural | Ouro | |
Pasto eXTraordinário | HouseCricket | Corteva | Prata | |
Nossas Raízes | Innova | Mosaic | Prata | |
Portal Syngenta | Pixit | Syngenta | Prata | |
Digital Field Day 360 | Pixit | Syngenta | Bronze | |
Campanha Promocional | Troca BASF | Santa Clara | BASF | Ouro |
Projeto “Padronização de Fachadas” | Make ID | Syngenta | Prata | |
PDV Tibet & Sniper | Nufarm | Bronze | ||
Endomarketing & Programas de Incentivo | Kit do Conhecimento | Amaggi | Ouro | |
Campanha Yarabasa | e21 | Yara | Prata | |
Convenção de Vendas “Mais Terrra” | Duas Propaganda | UPL | Bronze | |
Ações de Campo e Eventos | Amarok e Volkswagen no centro de tudo | Innova | Volkswagen | Ouro |
Evento “Coffee Conference” | Finco Agência | Cooxupé, BASF, ABAG e OCESP | Prata | |
Lançamento Tibet & Sniper | Nufarm | Bronze | ||
Anunciante do Período | BASF | |||
Agência do Período | SANTA CLARA | |||
Veículo do Período | REDE GLOBO | |||
Profissional do Período | Evaristo Miranda – EMBRAPA |