Campanhas são premiadas na XVIII Mostra de Comunicação Agro

26 de junho de 2019 4 mins. de leitura
Iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) selecionou os melhores cases em dez categorias; Santa Clara foi eleita a agência do ano, e Basf ganhou como anunciante do ano

No ano em que comemora 40 anos de trajetória, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizou a XVIII Mostra de Comunicação Agro, evento que reconhece o investimento no fomento, marketing e comunicação para o setor agropecuário nacional. A edição 2019, que contou com uma cerimônia em São Paulo, teve mais de 150 campanhas inscritas e condecorou os melhores cases em dez categorias e quatro grandes destaques do ano.

Equipes da agência Santa Clara e da Basf posam para foto ao lado do presidente da ABMRA

“A Mostra de Comunicação Agro é a mais completa premiação do agronegócio brasileiro a evidenciar exemplos do excelente trabalho de comunicação do agro, que trazem à tona o lado pujante do setor produtivo, que representa 23% do PIB nacional”, ressalta Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Por critério matemático, a “Agência do Ano” foi a Santa Clara, vencedora em várias modalidades, entre elas ouro na “Campanha Integrada” com a música “Legado”, feita a pedido da Basf, também condecorada como a “Anunciante do Ano”.

Segundo Fernando Campos, diretor de criação e sócio da agência Santa Clara, a campanha com o mote ‘Juntos pelo seu Legado’ teve como objetivo reposicionar a marca no mercado, ao valorizar o relacionamento próximo da empresa com o agricultor no seu trabalho diário no campo.

‘Juntos pelo seu Legado’

“A música faz um paralelo entre o ciclo de vida de uma plantação e a vida de uma pessoa, e mostra que o conhecimento profundo que a Basf tem do campo é reflexo da admiração e respeito que a empresa possui pelas pessoas que trabalham aquela terra”, explica.

Interpretada pelo músico Renato Teixeira – compositor de clássicos, como a música “Romaria”, imortalizada na voz de Elis Regina – e pela cantora sertaneja Lucyana Villar, a canção já alcançou cerca de 1 milhão de visualizações no YouTube e inspirou outras postagens e comunicações da Basf. “Precisávamos apresentar o novo posicionamento de um jeito claro e encantador.

A música fala com a memória afetiva de todo mundo e tem o poder de carregar a mensagem de um jeito envolvente”, diz Campos. Para Luciano Vignoli, diretor-presidente da agência e21, a comunicação para o campo é sempre instigante. “As campanhas precisam ser multifacetadas, porque há abordagens distintas na mesma cultura em diferentes lugares do Brasil. Achar o tom certo é sempre um desafio”, diz o publicitário.

Entre as premiações, a e21 foi prata na categoria “Campanha Integrada”, com a campanha “Pulsa forte no campo”, feita para a Massey Ferguson, marca de máquinas agrícolas do grupo AGCO. A peça traz um motor de máquina no formato do coração humano com a seguinte afirmação: “No campo, meu coração bate no ritmo do motor”.

Lista completa dos vencedores

CATEGORIA

TÍTULOAGÊNCIAANUNCIANTEPRÊMIO
Campanha IntegradaLegadoSanta ClaraBASFOuro
Pulsa Forte no Campoe21Massey FergusonPrata
Lançamento ProclaimDesafioSyngentaBronze
     
ÁudioLegadoSanta ClaraBASFOuro
Simplifique com BrevantHouse CricketBrevantPrata
Dectomax + Bruna ViolaMake IDZoetisPrata
Seleção YaraDZ EstúdioYaraBronze
     
Out-of-HomeVirtual Experience Case CNH IndustrialOuro
Land Rover com o Canal Rural Canal RuralPrata
Não Compre Gato por LebrePubliqueSenepolBronze
     
Meio ImpressoFolder AmpligoDesafioSyngentaOuro
Soldadinhose21BASFPrata
Cydectin – O Endectocida que não perdoaMake IDZoetisBronze
     
TV & VideoAGRO – A Indústria-riqueza do PaísGlobo ComunicaçãoRede GloboOuro
LegadoSanta ClaraBASFPrata
Ford Ranger – EspelhosJ. Walter ThompsonFordBronze
Pronúnciae21HusqvarnaBronze
     
Projetos DigitaisPlataforma “Monitoramento de Alvos”PixitSyngentaOuro
Plataforma FazzBuzzPixitSyngentaPrata
Portal SyngentaPixitSyngentaBronze
     
Projetos de ConteúdoAlém do Alimento Canal RuralOuro
Pasto eXTraordinárioHouseCricketCortevaPrata
Nossas RaízesInnovaMosaicPrata
Portal SyngentaPixitSyngentaPrata
Digital Field Day 360PixitSyngentaBronze
     
Campanha PromocionalTroca BASFSanta ClaraBASFOuro
Projeto “Padronização de Fachadas”Make IDSyngentaPrata
PDV Tibet & Sniper NufarmBronze
     
Endomarketing & Programas de IncentivoKit do Conhecimento AmaggiOuro
Campanha Yarabasae21YaraPrata
Convenção de Vendas “Mais Terrra”Duas PropagandaUPLBronze
     
Ações de Campo e EventosAmarok e Volkswagen no centro de tudoInnovaVolkswagenOuro
Evento “Coffee Conference”Finco AgênciaCooxupé, BASF, ABAG e OCESPPrata
Lançamento Tibet & Sniper NufarmBronze
     
Anunciante do PeríodoBASF   
Agência do PeríodoSANTA CLARA   
Veículo do PeríodoREDE GLOBO   
Profissional do PeríodoEvaristo Miranda – EMBRAPA   

Este conteúdo foi útil para você?

37840cookie-checkCampanhas são premiadas na XVIII Mostra de Comunicação Agro