Caderno Agro ganha prêmio “Régis Alimandro de Jornalismo”

16 de setembro de 2019 2 mins. de leitura
Homenagem foi concedida à jornalista Lívia Andrade pela reportagem “Pecuária bovina na berlinda”, capa do Caderno Agro de janeiro
Repórter do Caderno Agro recebeu a homenagem das mãos Maurício Nogueira (Athenagro) de André Pessoa (Agroconsult)

Na noite de quinta-feira, 12 de setembro, data do encerramento do Rally da Pecuária – expedição técnica, que percorre o Brasil analisando as condições da pastagem e da bovinocultura de corte nacional – a repórter Lívia Andrade recebeu o prêmio “Régis Alimandro de Jornalismo” pela matéria “Pecuária bovina na berlinda”, capa do Caderno Agro de janeiro de 2019.

A reportagem aborda a pesquisa apresentada no Fórum de Davos, que atrela a criação de gado a problemas ambientais e de saúde pública e sugere a substituição da carne bovina por proteínas alternativas, como carne sintética, tofu, insetos, lentilha, nozes e jaca. No entanto, o estudo apresentado pela Universidade de Oxford se refere à realidade da pecuária de corte no hemisfério norte e não condiz com a realidade brasileira.

Segundo Alexandre Berndt, pesquisador de Sistemas de Produção Sustentáveis da Embrapa, “no Brasil, em pastagens com o uso de tecnologias básicas, as emissões de CO2 são 10 vezes menores do que as apresentadas no relatório”. E o balanço de gás carbônico pode ser negativo para os pecuaristas que fazem a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A homenagem foi entregue à jornalista Lívia Andrade por Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro, e André Pêssoa, diretor da Agroconsult. Ambas consultorias são as responsáveis pela organização do Rally da Pecuária, que está em sua 9ª edição.

Gostou? Compartilhe!