Agronegócio ganha visibilidade e nova voz com a presença feminina
Esta semana, São Paulo foi palco do 4º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), um evento realizado pelo Transamerica Expo Center com o apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do professor José Luiz Tejon Mejido.
O CNMA deste ano bateu recorde de público, com mais de 2 mil participantes. A temática desta edição foi “Agir – Ação Global: Integração de Redes”, e um dos objetivos foi promover a troca de experiências entre produtoras rurais e demais integrantes da cadeia do agronegócio.
O papel da mulher no setor foi assunto recorrente em toda a programação, que neste ano teve novidades. Entre elas, a primeira edição do YAMI – Youth Agribusiness Movement Internacional, espaço voltado a jovens de 18 a 30 anos, com palestras e debates sobre as tendências do agronegócio nos próximos anos: tecnologia, sustentabilidade e agricultura urbana.
Nesta edição, as arenas do conhecimento abordaram os desafios de importantes cadeias: algodão, café, carnes, grãos, sucroenergética, florestas, leite e hortifruticultura.
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Produtora e influenciadora digital
Uma das palestrantes foi Camila Telles (@caamilatelles), produtora rural, influenciadora digital e assessora de comunicação da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Ela ganhou notoriedade recentemente por rebater a vídeos de celebridades – como a cantora Anitta, e o humorista Fábio Porchat –, que atacaram o agronegócio, com falas que não correspondem à realidade do setor.
Na arena do conhecimento focada em hortifrúti, a influenciadora digital contou a história da Hortaria, o empreendimento que ela e sua mãe, Elisa, começaram juntas, em Cruz Alta (RS). Trata-se da produção de hortaliças hidropônicas que são entregues direto ao consumidor.
Para agregar valor à produção, Camila aproveitou a expertise em comunicação para contar aos clientes a trajetória do alimento do campo à mesa. Ela criou um Instagram para a Hortaria (@hortaria_) e estratégias de divulgação. “No inverno, nós fazemos o kit feijoada, com couve, radicchio e laranja, que tem muito na fazenda”, diz.
E não para por aí, Camila também coloca recadinhos na encomenda dos clientes. Com o kit feijoada, o consumidor recebia a seguinte tag: “Já imaginou o inverno sem o agro?”. Hoje, a produtora trabalha em Brasília, mas continua acompanhando o empreendimento familiar. “Sou eu que recebo as encomendas por WhatsApp e repasso para os meus pais”, diz.
O empreendimento, antes tocado por mãe e filha, agora conta com o apoio do patriarca. “Meu pai voltou para a fazenda e hoje faz as entregas da hortaria”, conta. A influenciadora digital não se cansa de defender o agro. “Quando alguém vem me perguntar se minha produção é orgânica, eu respondo que minha produção é responsável”, explica. E, se restar alguma dúvida, Camila convida a pessoa para conhecer a fazenda e a forma que as verduras são produzidas.
Bem-humorada e dona de uma personalidade cativante, a produtora rural é categórica: “O agro está ganhando cada vez mais voz, e a voz do agro é feminina”, finaliza.
Redes Sociais da Camila
Instagram: https://www.instagram.com/caamilatelles/
Youtube: https://www.youtube.com/camilatelles
Twitter: https://twitter.com/caamilatelles
Por Lívia Andrade