Qual é a importância do agronegócio para o País?

O agronegócio é um dos setores mais importantes no Brasil, e tem um grande potencial de crescimento. Se bem explorado, pode ajudar a aumentar a riqueza do País e diminuir as disparidades sociais.

Participação na economia

A cadeia produtiva do agronegócio é responsável por cerca de 26% do PIB brasileiro. Além disso, 52% de tudo que é exportado do País está ligado ao setor.

Características do agronegócio brasileiro

O Brasil tem um cenário muito favorável para o agronegócio, já que tem boas condições de solo, água em abundância e muita luz natural. O ponto negativo é que existem áreas onde há excesso de chuva ou de estiagem, o que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras.

Principais produtos no Brasil

O País tem uma grande diversidade em sua produção. Mas os principais componentes de sua cadeia são os alimentos (incluindo frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e laticínios), os biocombustíveis, a madeira e a produção têxtil.

Tipos de produtores

Os pequenos e médios produtores costumam se voltar à agricultura familiar, que é responsável por cerca de 70% dos alimentos que são consumidos no País. Já os grandes produtores tendem a investir em monocultura e nas commodities.

Desafios do agronegócio

O País tem um papel central na produção de alimentos para o mundo. Para isso, será necessário encarar certos desafios, como um maior uso da tecnologia no setor e a adoção de práticas sustentáveis, que façam o agronegócio manter a produtividade sem agredir o ambiente.

Qual é o futuro do agronegócio brasileiro?

A expectativa é que o agronegócio siga crescendo e tendo ainda mais centralidade na alimentação da população mundial. É preciso encarar questões como a modernização das práticas, a digitalização dos processos e as mudanças climáticas.

Saiba mais

Saiba mais da importância do agronegócio no blog do Estadão Summit Agro.