O que é um produto biodegradável?

Os produtos biodegradáveis são aqueles que se decompõem rapidamente no meio ambiente. Como são absorvidos na natureza, causam menos impacto ambiental.

Por que priorizar os biodegradáveis?

Toda atitude que visa a preservação do planeta é válida. Assim, ao optar pelos biodegradáveis, você coopera com a recuperação dos prejuízos ambientais.

Vantagens

Há benefícios pessoais também quando se usa produtos biodegradáveis. Eles tendem a causar menos alergias, costumam ser mais concentrados e podem ser mais econômicos.

Desvantagens

Dependendo do material com que é feito, alguns biodegradáveis liberam CO2 mais rapidamente ao meio ambiente. Mas, ao contrário de outros produtos, eles vão se desintegrar mais facilmente.

Exemplos de produtos biodegradáveis

O mercado já oferece várias opções de produtos biodegradáveis, como sabões, detergentes, escovas de dente, canudos de papel, protetores solares e até roupas.

Biodegradáveis sintéticos

Há dois grandes tipos de materiais que geram esses produtos: os biodegradáveis sintéticos e os naturais. Os sintéticos envolvem alguns polímeros que são degradados facilmente pela adição de substâncias químicas que aceleram o processo.

Biodegradáveis naturais

Já os biodegradáveis naturais são criados a partir de recursos renováveis, como as borrachas naturais, mandioca, milho, bambu, entre outras matérias-primas.

Como colocar esses produtos na rotina?

Atitudes simples podem ser tomadas para que você adote o uso desses produtos no dia a dia. Por exemplo, você pode fugir do canudo de plástico, preferir sacola de papel, usar bucha natural para lavar a louça e sempre conferir no rótulo se o produto é biodegradável.

Saiba mais

Saiba mais da previsão do tempo no blog do Estadão Summit Agro

O que é biodiesel?

Para que servem os bioinsumos?