A ora-pro-nóbis é uma trepadeira da família das cactáceas. É uma planta de cultivo simples, mas que precisa de alguns cuidados e de suporte para os seus ramos. Veja como cultivá-la e saiba quando ela costuma dar flores.
A ora-pro-nóbis é também chamada de “carne dos pobres”. O apelido se dá porque sua folha tem 25% de proteína. Por isso, ela é considerada um ótimo alimento.
A planta se adapta bem a ambientes com sol ou meia-sombra, e precisa ser regada de duas a três vezes por semana. Como contém espinhos, seu manuseio requer cuidados.
As mudas dessa planta costumam vingar bem, e ela tende a desenvolver suas raízes de forma a crescer e se apoiar nas superfícies, por isso é da família das trepadeiras.
A ora-pro-nóbis gera flores muito bonitas que embelezam o ambiente. Com pétalas brancas e centro alaranjado, as flores também costumam atrair muitas abelhas. Assim como as folhas, as flores também são comestíveis e nutritivas.
A colheita das folhas da ora-pro-nóbis começa a ser feita três meses após o plantio. É preciso também realizar a poda dos galhos para manter a planta saudável e para que ela continue crescendo.
O principal indicador da saúde da ora-pro-nóbis é verificar se ela está gerando folhas novas. Se isso estiver ocorrendo, a planta está crescendo bem e está saudável.
Saiba mais da ora-pro-nóbis e outras plantas medicinais nas matérias do blog do Estadão Summit Agro.