Ginseng é uma raiz medicinal de origem subtropical, conhecida pelos inúmeros benefícios à saúde. É consumida há milênios na medicina chinesa e tem se popularizado na cultura ocidental.
É oriundo de uma família de plantas chamada Panax. Há dois tipos de ginseng mais conhecidos: o Panax Quinquefolius, que tem origem indígena e cresce na América do Norte; e o Panax Ginseng, nativo do Oriente e popular na China e na Coreia.
A planta é famosa por ser fonte de energia, capaz de restaurar o equilíbrio do corpo e reduzir o estresse. Veja a seguir mais benefícios dessa raiz.
Como é rico em antioxidantes, o ginseng atua como anti-inflamatório, favorecendo o controle de doenças como diabete e combatendo o envelhecimento das células. A raiz também atua na glândula suprarrenal, que libera cortisol, o hormônio do estresse.
O ginseng é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como B1 (dá energia ao organismo), B2 (auxilia o metabolismo), B3 (beneficia a circulação sanguínea) e B12 (atua na saúde do sistema nervoso central).
A erva estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Por conta disso, o ginseng deve ser consumido com moderação (cerca de 5 gramas por dia) para evitar que afete a pressão arterial e a coagulação do sangue.
Como o ginseng atua na circulação, deve-se ter cautela no consumo de altas quantidades. Pessoas com problema de pressão, gestantes, lactantes ou que fazem uso de medicamentos controlados devem consultar um médico antes de colocar a planta no cardápio
O ginseng é muito versátil e pode ser consumido em chás, cápsulas e até em receitas de sopas, sucos e smoothies.
Saiba mais de outras plantas medicinais acessando as matérias do Estadão Summit Agro. Confira os links a seguir!
Leia aqui!