Gerando milhões de empregos e sendo responsável pela maior parte dos estabelecimentos agrícolas no Brasil, a agricultura familiar é um eixo importante do agronegócio nacional. Entenda tudo do assunto!
Desde 2006, por meio de uma lei, a agricultura familiar foi reconhecida no Brasil como uma produção com mão de obra entre parentes, em uma propriedade de até quatro módulos fiscais e responsável por uma parte mínima da sua renda.
Graças à mesma lei, os praticantes da agricultura familiar obtiveram acesso a programas governamentais de incentivo financeiro que garantem crédito, assistência técnica e outras vantagens.
Ao contrário das grandes fazendas, a agricultura familiar desenvolve variadas culturas — o que melhora a qualidade dos produtos. Além disso, há mais sustentabilidade nas soluções alternativas de adubação e no controle de pragas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos alimentos produzidos no mundo. No Brasil, a atividade é base econômica de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar alcança quase 80,9 milhões de hectares em extensão territorial. A área equivale a 23% de todas as propriedades agropecuárias no Brasil.
Confira mais informações sobre agricultura familiar na matéria completa do Summit Agro disponível no link a seguir!