Cofco International levanta US$ 2,1 bilhões em crédito vinculado à sustentabilidade

16 de julho de 2019 2 mins. de leitura
Gigante do ramo de alimentos é a primeira empresa chinesa a adotar esse tipo de financiamento atrelado a parâmetros ambientais, sociais e de governança

A COFCO International, a maior empresa de alimentos da China, anunciou hoje a assinatura de um acordo com um consórcio de 20 bancos para um empréstimo vinculado à sustentabilidade no valor de US$ 2,1 bilhões, como principal mecanismo de financiamento da empresa. “Conforme a empresa alcança certos níveis de sustentabilidade, a taxa de juros cai”, explicou com exclusividade ao Canal Agro, Valmor Schaffer, presidente da Cofco Internacional no Brasil.

As taxas de juros melhores estão atreladas a melhorias no desempenho ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inlgês), que serão avaliadas anualmente pela Sustainalytics, uma empresa que classifica as companhias de acordo com os critérios de ESG.

Segundo Schaffer, as condições para conseguir taxas de juros mais vantajosas estão todas estabelecidas em contrato. “Um dos aspectos é a rastreabilidade, a nossa capacidade de saber a origem do grão”, diz o executivo. Para isso, a Cofco no Brasil tem parceria com o Agrotools, uma agrotech que faz o monitoramento da cadeia de grãos via satélite.

Ganhos revertidos em investimentos

“Conforme a empresa alcança certos níveis de sustentabilidade, a taxa de juros cai”, diz Schaffer

“Conseguimos negociar com a empresa para que os ganhos obtidos com essas taxas de juros sejam reinvestidos em sustentabilidade. A ideia é uma retroalimentação, com mais capital envolvido para fazer um trabalho mais abrangente na área”, diz Schaffer.

Entre os projetos de sustentabilidade da Cofco no Brasil, há um programa para difusão de boas práticas agrícolas aos agricultores. A empresa tem também mais de 1 milhão de hectares de fazendas de soja georreferenciadas para análise de riscos ambientais e sociais.

No consórcio de instituições financeiras para a análise dessa linha de crédito estão bancos como Rabobank, ABN AMRO, ING e BBVA. A Cofco International é a primeira empresa chinesa a adotar este tipo de contrato de empréstimo atrelado a parâmetros de sustentabilidade. Para mais informações, confira a entrevista de Valmor Schaffer no próximo Caderno Agro, que chega às bancas dia 28 de julho.

Gostou? Compartilhe!